Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acontecimentos
Actividades
Divulgação
English
Eventos
Festividades
História
Institucional
Judaísmo
Personalidades
Português

Ohel Jacob na Escola Secundária de Miraflores

  |   Actividades, Judaísmo, Português

A sinagoga Ohel Jacob foi convidada para fazer parte de um evento sobre diferentes religiões na Escola Secundária de Miraflores, em Lisboa, no dia 15 de Maio de 2017.

 

Dois dos nossos membros,  Ana Scherer e Rachel Yeshurun, falaram por 30 minutos durante os quais aproveitaram para dar uma breve visão sobre o Judaísmo, crenças, rituais, o Shoá, e um pouco da história dos Judeus em Portugal. Depois da palestra houve um momento para perguntas onde os estudantes tiveram a oportunidade de tirar as suas dúvidas.

 

Os alunos e a Direcção da escola mostraram-se muito satisfeitos com os novos conhecimentos adquiridos.

 

Como Judeus progressistas e inclusivos, consideramos estas actividades nas escolas e noutros sítios muito importantes para a nossa sociedade, tendo em vista a sua homogeneidade no que diz respeito a religião. Em Portugal, onde a Igreja Católica ainda predomina, há que recordar que o Judaísmo foi uma parte relevante da história de Portugal e merece ter o seu lugar ao sol neste país. Temos muito orgulho de nos posicionarmos à frente desse movimento de esclarecimento na nossa comunidade.

 

Sentimos que é muito importante educar sobre o Judaísmo e sobre quem somos enquanto Judeus progressistas. O preconceito e o medo começam com a ignorância e a falta de conhecimento sobre o outro.  Nós estamos determinados a fazer o que estiver ao nosso alcance para que a luz do conhecimento brilhe cada vez mais forte aqui em Portugal.

Ana Scherer falando sobre Judaísmo
Ana Scherer falando sobre Judaísmo

Ohel Jacob na Escola Secundária de Miraflores
Ohel Jacob

Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.