Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Pesquisar em artigos
Pesquisar nas páginas
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Notícias
Personalidades
Visitas Guiadas

Confiança No Criador e No Seu Mundo

  |   Institucional, Judaísmo

Judaísmo - O Nosso Caminho

  1. MEDITAÇÃO QUOTIDIANA — REZAR

Temos que aprender, novamente, a enriquecer espiritualmente a nossa vida, tão inquieta e absorvida pela diuturna e irritante luta pela existência. É imprescindível reservarmos algum tempo para que nos dediquemos a nós mesmos e à contemplação da finalidade do nosso ser.

Quando, de dia ou à noite, nos entregamos à oração, esta deve ficar, de início, ao critério de cada um. Então, gradualmente, verificar-se-á, quão proveitosas poderão ser as nossas preces tradicionais, — e como retornará cada um ao tradicional rezar do judeu. Importante é, e de significado principal para a nossa vida, transformar o nosso vagar numa existência baseada na compreensão do plano e da finalidade da nossa vida.

  1. SANTIFICAÇÃO E CELEBRAÇÃO DE SHABAT, IOMTOV E ACONTECIMENTOS NA VIDA DA FAMÍLIA

As horas festivas nos nossos lares, dedicadas às solenidades da nossa tradição e também aos acontecimentos destacados na nossa vida familiar, proporcionam-nos a alegria, a coragem e a amizade que são os fundamentos da nossa confiança na vida e no mundo. Assim, manifestar-se-á de novo a nós Aquele que criou todo o ser vivo e qual o uso que devemos fazer da nossa vida. Pela santificação de Shabat e dias festivos, devemos dar à nossa vida conteúdo nobre, ritmo elevado e, desta forma, assumir o nosso lugar na corrente tradicional da família judaica.

  1. LEITURA E ESTUDOS

A compreensão do Plano Divino, do mundo e do que nele se passa, é a fonte de onde haurimos esclarecimento e saber. Para cada um se pode abrir um acesso à percepção do grandioso, do infinito que opera sem cessar na vida dos homens e das nações, no universo. Nos escritos do nosso povo encontramos as respostas eternamente certas às perguntas que o homem, em todos os tempos, fez sobre a essência do seu ser e do mundo, e sobre a missão do Homem neste planeta. A leitura e os estudos nos levarão à compreensão cada vez mais profunda, à admiração e à confiança.

  1. SINAGOGA

A sinagoga é o lugar que se destina especialmente à prece, à celebração e aos estudos. Nela recebemos e experimentamos aquilo de que necessitamos para a nossa vida e com que queremos enriquecê-la. A sensação da comunhão com os nossos irmãos e irmãs aumenta e fortifica a nossa confiança.

A recordação de nossos entes queridos falecidos e o nosso ingressar na tradição conferem-nos a consciência da nossa responsabilidade e do nosso lugar na sequência eterna das gerações.

Visitando o recinto especialmente consagrado, reconhecemos que, em verdade, o mundo está repleto da glória do Eterno.

Ler Anterior Continuar a Ler

13 - Confiança No Criador e No Seu Mundo
14 - Confiança No Criador e No Seu Mundo
annette 1 - Confiança No Criador e No Seu Mundo
Dr.ª Annette Mirjam Böckler é professora de Liturgia Judaica e Bíblica na Universidade Leo Baeck, em Londres, onde é também Bibliotecária. Escritora e tradutora em matérias Judaicas (sendo a tradutora do Seder haTefillot - o primeiro livro de Orações liberal após o Shoah na Alemanha), tem desenvolvido a tradução da edição alemã dos comentários da Torah de W. Gunther Plaut.