Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Pesquisar em artigos
Pesquisar nas páginas
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades

Parashá da Semana

  |   Judaísmo

Parashá da Semana

Aharei Mot פרשת אחרי מות־קדשים

E QUALQUER HOMEM DA CASA DE ISRAEL, e do peregrino que habitar entre eles, que comer algum sangue, porei Minha ira na pessoa que comer o sangue e a banirei de seu povo. Porque a alma de cada criatura se acha ligada ao sangue, e Eu o dei a vós sobre o altar, para expiar pelas vossas almas; porquanto o sangue, ele é que expiará pela alma. ”(Levítico 17: 10-11)
Um dos tópicos discutidos nesta parte semanal, Aharei Mot, é a proibição estrita de consumir sangue. A transgressão contra este mandamento é punida por karet, na qual Deus corta a alma do transgressor do Seu povo.
Porque será que a Torá exige um castigo tão severo?
O texto nos diz que o sangue é vida: o sangue contém a alma de uma criatura viva ou o próprio sangue pode ser entendido como a alma.
Os seres humanos possuem almas, e assim, quando eles consomem a alma de outra criatura – até mesmo a alma de um animal que eles estão autorizados a consumir – a sua transgressão é grande. A alma de sangue pode ser derramada somente no altar de Deus.

Os judeus não foram os primeiros a atribuir significado religioso e espiritual ao sangue. A importância do sangue para sustentar a vida é conhecida desde os tempos antigos. Tribos idólatras pensavam em sangue em termos místicos e muitos tabus existiam em relação ao sangue: alguns deles proibiam não só de derramar ou comer sangue, mas até de olhá-lo ou tocá-lo.
Nos seus primeiros anos, o judaísmo proibia a matança de animais fora da Tenda de Reunião e o consumo de carne não sacrificial. Mas isso só pôde ser observado quando a observância religiosa ocorreu principalmente nos muitos santuários locais que existiam em toda a terra. Uma vez que o Templo foi construído em Jerusalém, tornou-se proibido realizar sacrifícios em qualquer outro lugar. Mas era obviamente irracional exigir que todo e qualquer israelita viesse a Jerusalém, de onde quer que ele vivesse, para sacrificar um animal no ambiente sagrado do Templo Sagrado toda a vez que ele quisesse comer carne. Assim, o mandamento foi “editado” e assumiu a sua forma actual: O sangue deve ser liberado e coberto com a terra como uma expiação pelo pecado de matar.
Assim, o que é novo no mandamento judaico é que o sangue é tratado como sagrado não apenas no contexto sacrificial, mas também no profano.
Ao matar um animal, é preciso drenar todo o sangue e cobrir esse sangue com a terra. Isto não é verdade apenas no caso de um sacrifício de oferta pelo pecado, não é menos verdade para um assassinato mundano, como abate de carne para um jantar em família.

Aqueles que sustentam ideologicamente o vegetarianismo podem alegar que teria sido preferível deixar a lei na sua forma original – certamente, menos animais teriam sido mortos e colocados em pratos de jantar ao longo das gerações. De facto, o consumo de carne por comida pode ser interpretado como uma degradação de um ser vivo, especialmente em comparação com a lei vegetariana ideal que nos foi dada no Jardim do Éden: “E Deus disse: ‘Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente que (se acha) sobre a face de toda a terra, e toda a árvore em que há fruto de árvore que dê semente; a vós servirá para comer.”(Génesis 1:29)
No entanto, Deus nos permite comer carne. Do ponto de vista da Torá, parecia impossível impedir os amantes da carne e a forma original do mandamento, que exigia que as pessoas ascendessem a Jerusalém cada vez que quisessem comer carne, não agiriam como um impedimento. Então, pelo menos o sangue dos animais, as suas  almas, devem ser tratados com o mesmo respeito que é concedido aos seres humanos.
O mandamento é claramente baseado no conceito de que um animal tem uma alma, que é semelhante à do ser humano e, portanto, exige atenção sagrada.
O Mishná fornece uma prova adicional: “Como a morte do dono, do mesmo modo que a do boi, só pode ser decidida por 23. A sentença de morte no lobo ou no leão ou o no urso ou no leopardo ou a hiena ou a serpente é ser aprovado por 23. ”(Mishna, Sanhedrin, 1: 1) A igualdade de almas é muito clara: a responsabilidade criminal de um animal deve ser determinada da mesma maneira que a responsabilidade criminal de um ser humano por um grupo de 23 juízes, porque o animal tem uma alma e, portanto, não pode ser morto, mesmo que o animal tenha causado danos físicos ou materiais ou até mesmo tenha atacado seres humanos.

Este conceito de alma conecta animais ao Divino. No judaísmo, a alma é percebida como o componente divino do corpo humano: “Deus preenche o mundo enquanto a alma enche o corpo; Deus sustenta o mundo, enquanto a alma sustenta o corpo; Deus é um no seu mundo, como a alma é uma no seu corpo; Deus não dorme nunca, como a alma também não; Deus é puro e a alma é pura; Deus vê tudo, mas não é visto, assim como a alma, vê tudo, mas não é vista ”(Midrash Rabba em Deuteronómio).
Igualar as almas de todas as criaturas na terra, humana e animal, é uma proclamação da conexão virtual com o Divino, o componente interno inerente tanto dos seres humanos como dos animais. Esse entendimento deve levar-nos a uma visão cada vez mais profunda da santidade da alma viva, não importa onde ela mora.

 

Rabina Alona Lisitsa

(Responsável pela orientação rabínica no Programa Rabínico do Hebrew Union College, em Jerusalém)

Parashá da Semana - פרשת אחרי מות־קדשים
Início
Fim
Tel Aviv
18:55
20:04
Jerusalém
18:31
20:02
Haifa
18:55
20:04
Beer Sheeva
18:54
20:03
Zmanim Diário

Hits: 76014

Ohel Jacob
Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.