Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Pesquisar em artigos
Pesquisar nas páginas
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Visitas Guiadas

Primeiro Kiddushin na Ohel Jacob

  |   Eventos, Institucional

 

Foi no passado dia 27 de Novembro de 2016 – 26 Cheshvan 5777 -, pelas 14h, que aconteceu o primeiro Kiddushin através da Hehaver – Ohel Jacob e, provavelmente, também a composição da primeira Chupá progressista em Lisboa. O casal, Rebecca Machado e Sérgio Pinto-Handler, ambos de nacionalidade americana, realizaram o sonho de celebrar o dia mais importante das suas vidas em Portugal, tendo em conta as raízes lusas de Rebecca.

 

Após uma primeira visita à Sinagoga Ohel Jacob, a 11 de Agosto de 2016 – localizada pelo casal através de pesquisa no site da European Union for Progressive Judaism. Rebecca e Sérgio iniciaram o processo de viabilização do evento, uma pequena cerimónia judaica, com o apoio da Associação Hehaver – Ohel Jacob, dentro das directrizes progressitas, conforme o desejo de ambos.

 

Finalmente, na data anunciada, sob a liderança da Rabina Alona Lisitsa – patrocinada pelos noivos -, é selado o acontecimento num dos momentos mais relevantes e emocionantes para todos os envolvidos, quer directa ou indirectamente. Adriana Souza, tesoureira da Congregação, teve o privilégio de ocupar o lugar de Testemunha assinante da Ketubá, em representação de toda a Comunidade que vibrou pelo simbolismo abrangido, um sinal expressivo de vida Judaica em Portugal.

 

 

 

Créditos fotográficos > Cláudia Casal e Sinagoga Ohel Jacob

 

Ohel Jacob
Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.