Primeiro Kiddushin na Ohel Jacob
Foi no passado dia 27 de Novembro de 2016 – 26 Cheshvan 5777 -, pelas 14h, que aconteceu o primeiro Kiddushin através da Hehaver – Ohel Jacob e, provavelmente, também a composição da primeira Chupá progressista em Lisboa. O casal, Rebecca Machado e Sérgio Pinto-Handler, ambos de nacionalidade americana, realizaram o sonho de celebrar o dia mais importante das suas vidas em Portugal, tendo em conta as raízes lusas de Rebecca.
Após uma primeira visita à Sinagoga Ohel Jacob, a 11 de Agosto de 2016 – localizada pelo casal através de pesquisa no site da European Union for Progressive Judaism. Rebecca e Sérgio iniciaram o processo de viabilização do evento, uma pequena cerimónia judaica, com o apoio da Associação Hehaver – Ohel Jacob, dentro das directrizes progressitas, conforme o desejo de ambos.
Finalmente, na data anunciada, sob a liderança da Rabina Alona Lisitsa – patrocinada pelos noivos -, é selado o acontecimento num dos momentos mais relevantes e emocionantes para todos os envolvidos, quer directa ou indirectamente. Adriana Souza, tesoureira da Congregação, teve o privilégio de ocupar o lugar de Testemunha assinante da Ketubá, em representação de toda a Comunidade que vibrou pelo simbolismo abrangido, um sinal expressivo de vida Judaica em Portugal.