Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Shabbat
Visitas Guiadas
n27 - Bereshit בראשית

Bereshit בראשית

  |   Judaísmo
  1. Estará a Torá nos contando aqui a sequência da Criação? Noutras palavras, trata-se da Torá dizendo o que foi criado em primeiro lugar, em segundo, etc. Se for isso, então devemos perguntar: não é verdade que o céu e a terra incluem todos os detalhes que lhes pertencem? Então, porque razão são mencionados primeiro?
  2. Terá sido a terra “sem forma e vazia” mesmo antes da Torá contar a história da sua criação?
  3. “No princípio …” a questão é: no princípio de quê?
  4. Nós observamos que o nome Elohim é usado várias vezes como um santo nome de Deus, e várias vezes como título para juízes humanos comuns. Quando Deus é chamado de Elohim, podemos derivar o seu significado a partir do uso desta palavra para os seres humanos juízes?
  5. Perguntamos qual é a diferença entre os títulos divinos que podem ser apagados e os sete originais que não podem ser apagados (El, Eloha, Elohim, Hashem, Hagadol, Hagibor, Hanorah)?
  6. Como é que usamos o nome de Deus Elohim no plural, mesmo quando não nos dirigimos a Deus directamente? Então, é claro, pode-se perguntar uma pergunta óbvia: se é verdade que o uso do plural aumenta a demonstração de respeito, então porque não usar plural com todos os santos nomes de Hashem?

Mais algumas perguntas

  • O que o leitor acha que foi o objectivo da Criação?
  • Existem três versões da Criação: Gen 1-2:4, Gen 2:5-4:26 e Gen 5:1-6:8. Será que eles têm objectivos diferentes?
  • Por que será importante para nós saber sobre estes começos do mundo? Será que vamos perderíamos alguma coisa se a Torá tivesse começado com Israel e com o Êxodo do Egipto?
  • Como é o papel de homens e mulheres definido nestas histórias?
  • O pecado do fruto comido foi algo ruim ou foi um desenvolvimento importante para amadurecer e assumir a responsabilidade?
  • Qual é a função do Shabat?

Abravanel começa cada um dos seus comentários com uma série de perguntas (“derushim“). Com isso, ele queria inspirar a aprendizagem do texto e a discussão antes da explicação em grandes detalhes sob várias respostas. Respostas são sempre ligadas ao tempo, mas as questões não, estas duram. Então, muitas das perguntas de Abravanel são interessantes até hoje e são adequadas para desencadear um diálogo dentro do estudo chevruta (duas pessoas estudando juntas) ou de uma discussão congregacional.

No final, eu adiciono mais perguntas para que o leitor leve em conta o conhecimento bíblico moderno ou debates judaicos importantes após Abravanel.  

O mais importante: buscar as nossas próprias perguntas!

annette 1 - Bereshit בראשית
Dr.ª Annette Mirjam Böckler é professora de Liturgia Judaica e Bíblica na Universidade Leo Baeck, em Londres, onde é também Bibliotecária. Escritora e tradutora em matérias Judaicas (sendo a tradutora do Seder haTefillot - o primeiro livro de Orações liberal após o Shoah na Alemanha), tem desenvolvido a tradução da edição alemã dos comentários da Torah de W. Gunther Plaut.