Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Shabbat
Visitas Guiadas
n36 - Rosh Chodesh (ראש חודש ) – Lua Nova

Rosh Chodesh (ראש חודש ) – Lua Nova

  |   Judaísmo

Existe uma antiga lenda (um midrash) que diz que por causa do facto de a Torá ter usado apenas formas masculinas na história do bezerro de ouro, seria óbvio que as mulheres não estivessem envolvidas neste pecado e, portanto, Deus teria dado às mulheres um presente, como um Festival especial – Rosh Chodesh.

O interessante é que Rosh Chodesh foi efectivamente uma festa muito importante no tempo do Templo, mas depois a destruição do mesmo – e no tempo desse tal midrash – perdeu o seu valor, sendo hoje marcado apenas por algumas tradições especiais na liturgia do serviço (existe o Hallel, uma Amidá especial e leituras especiais da Torá). Contudo, normalmente acontece num dia da semana e, por isso, muitas sinagogas já quase não celebram um serviço de Rosh Chodesh.

Hoje em dia, o grupo Women of the Wall (fundada em 1988) trouxe o Rosh Chodesh de volta para ser um dia das mulheres, celebrando serviços de Rosh Chodesh no Kotel, em Jerusalém. Foi, em parte, graças a este grupo que muitas pessoas também fora do Estado de Israel começaram a repensar o papel das mulheres no judaísmo e especialmente na liturgia. Em Israel, esta é uma batalha de um grupo pequeno com muita coragem, no qual se incluem membros da nossa congregação activamente envolvidos – que tentam pacificamente lutar pela justiça no judaísmo. Em Novembro de 2016, conseguiram, pela primeira vez, levar rolos da Torá com o objectivo de um serviço de Torá normal. Geralmente, ocorrem ataques por aqueles que não querem que as mulheres tenham um papel activo na liturgia. Sendo algo normal no judaísmo progressista há quase 100 anos, é para nós muito estranho ver situações em que metade da humanidade é excluída. Felizmente, experimentamos uma mudança lenta operada por outros grupos no judaísmo, em função da igualdade entre homens e mulheres.

Em muitos países, tanto nas sinagogas ortodoxas quanto nas sinagogas progressistas, há “grupos de Rosh Chodesh”. Estes são grupos de estudo de mulheres. As mulheres reúnem-se para estudar um tema relacionado ao mês ou para ter debates sobre temas que são relevantes hoje em dia.

Resta-nos desejar-lhe um bom mês! Rosh Chodesh tov para todos! 🙂

annette 1 - Rosh Chodesh (ראש חודש ) – Lua Nova
Dr.ª Annette Mirjam Böckler é professora de Liturgia Judaica e Bíblica na Universidade Leo Baeck, em Londres, onde é também Bibliotecária. Escritora e tradutora em matérias Judaicas (sendo a tradutora do Seder haTefillot - o primeiro livro de Orações liberal após o Shoah na Alemanha), tem desenvolvido a tradução da edição alemã dos comentários da Torah de W. Gunther Plaut.