Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Pesquisar em artigos
Pesquisar nas páginas
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Visitas Guiadas

Site oficial da Comunidade Hehaver e Sinagoga Ohel Jacob

  |   Institucional

A Sinagoga Ohel Jacob, fundada em Lisboa no ano de 1934, por um grupo de Judeus de Leste forçados a fugir para Portugal, ora pelos pogroms ora pelas graves crises económicas existentes nos seus países de origem, constitui-se a única sinagoga ashkenazi em Portugal. Trata-se de uma assembleia de tradição ortodoxa, que, após um período de suspensão de serviços e posterior reconstituição, acolheu os primeiros B’nei-anussim (“filhos dos forçados” ou “marranos”) que pretenderam regressar à tradição religiosa dos seus ancestrais obrigados à conversão cristã ao longo do século XVI. Desde a década de 1990 que é a sinagoga aberta aos B’nei-anussim, actualmente ligada à corrente do Judaísmo Progressista/Reformista, sob a orientação da Rabina Alona Lisitsa.

Com a nomeação da Associação J. I. Hehaver – Ohel Jacob como membro afiliado da World Union for Progressive Judaism (WUPJ), por altura da comemoração dos 90 anos da existência desta – evento decorrido em Londres, entre 14 e 17 de Abril de 2016 e promovido pela European Union for Progressive Judaism (EUPJ) -, estabeleceu-se um novo marco na longa e densa história da Instituição; construiu-se o primeiro website, lançado a 21 de Agosto de 2016, e procedeu-se à documentação, optimização e consolidação da sua identidade visual, tendo em conta a fusão de identidades – Associação e Sinagoga -, assinalando deferência pelo cunho gráfico e simbologia originais, quer à luz do contexto icónico/artístico, quer à luz do próprio Judaísmo. Citando Marina Pignatelli, no seu trabalho Académico «Os Judeus Askenazi de Lisboa: Contactos Culturais Durante a Recongregação De Uma Comunidade»: Apesar dos desafios que ainda enfrentam, pode-se dizer que a velha “questão judaica” de busca de identidade e de raízes nunca esteve afinal (…) tão actual como hoje.

Convidamo-lo então a acompanhar a evolução deste sítio virtual, ainda em aperfeiçoamento, onde poderá conhecer a história completa da Hehaver e Ohel Jacob, assim como um pouco de suas actividades e presença em Portugal.

Acessos: 654

Ohel Jacob
Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.