Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acontecimentos
Actividades
Divulgação
English
Eventos
Festividades
História
Institucional
Judaísmo
Personalidades
Português

Rachel Reichhardt, Soferet Stam

  |   Judaísmo, Personalidades, Português

Tivemos o privilégio de sermos visitados, no dia 9 de Abril, por Rachel Reichhardt que analisou os nossos Sifrei Torah.
Foi emocionante ouvirmos os comentários que ia fazendo não só sobre o ticum de cada torah, como também sobre todo o significado da forma como algumas letras estão tão laboriosamente desenhadas. A qualidade da pele utilizada também tem as suas histórias.

Uma aula inesperada. Ficámos mais ricos não só com a sua visita como com o saber que nos transmitiu. Prometeu voltar, e quando se despediu disse que se sentia como fazendo parte também da nossa comunidade.

Bem haja!

 

A Primeira Mulher do Mundo a Receber um Diploma de Escriba

 

Rachel Reichhardt participou no TEDx e contou sobre a sua trajectória como a primeira mulher no mundo a receber um diploma de escriba. A história é emocionante, não deixe de assistir!

 

Rachel é formada em comunicação visual na FAAP, São Paulo, e credenciada como soferet stam (escriba de manuscritos sagrados do judaísmo) no Seminário Rabínico Latino Americano de Buenos Aires, Argentina. Estudou caligrafia Judaica no Instituto Pardes em Jerusalém onde escreveu o seu primeiro pergaminho, o “Rolo de Esther”, e estudou também Educação Judaica, no Melton Centre, na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel. Participou no projecto da primeira Torá escrita por mulheres no mundo (www.womenstorah.com), e é a única mulher neste ofício na América Latina. Trabalhou 15 anos na Congregação Judaica do Brasil, junto ao rabino Nilton Bonder, leccionando Judaísmo e coordenando grupo de estudos para mulheres. Em são Paulo, trabalha na Comunidade Shalom coordenando o departamento de ensino de jovens e lecciona cursos de Torah para adultos, mística Judaica e mussar (ética).   [fonte www.shalom.org.br]

 

Ver Vídeo

Ohel Jacob
Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.