Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Pesquisar em artigos
Pesquisar nas páginas
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Visitas Guiadas
Torot

Reabilitação das Torot

  |   Institucional, Judaísmo, Personalidades

A quente tarde de 13 de Junho repousava da folia da Festa de Lisboa, que no dia anterior havia animado toda a cidade, prolongando-se pela extensa madrugada. Allan e Sandy Ropper iniciavam um passeio, que percorreria toda a História da Lisboa Sefardita, as ruas, as memórias e a cultura que ainda hoje vive nas tradições dos Lisboetas. A primeira paragem foi na Sinagoga Ohel Jacob. E ao subir os degraus até ao segundo andar, de um prédio antigo da Lisboa periférica, a expectativa limitava-se à visita de apenas mais uma pequena Sinagoga, entre as sobreviventes da velha Europa.

O que descobriram foi um espaço vivo, repleto de História, imerso na responsabilidade de reforçar o Judaísmo no Portugal contemporâneo. Encontraram uma Comunidade com projectos claros de reabilitação da memória e do espólio, mas, sobretudo, uma Comunidade com uma enorme vontade de continuar a crescer e a acolher todos os Judeus que se identificam com o Judaísmo Progressista no nosso país.

Durante a visita, tivemos o prazer de lhes mostrar o espaço, de falar das nossas estórias individuais, de séculos de cripto-judaísmo, de partilhar as experiências vividas de uma Comunidade em renovação. No decorrer da conversa mostrámos as nossas Torot e falámos da necessidade que tínhamos de reabilitá-las, de as tratar com a dignidade que lhes é merecida. O contacto foi breve, mas Allan e Sandy Ropper deixaram um pouco deles connosco e levaram com eles um pouco de nós, também.

Dias depois, de forma completamente inesperada, receberíamos uma esplêndida doação de Allan e Sandy Ropper, que nos abriu as portas para cumprirmos o projecto tão ambicionado de recuperação de todas as nossas Torot! Não de uma, nem de duas, mas de todas! Ficámos extasiados! E por isso queremos dizer: Muito Obrigado!

Perguntar-nos-ão, quem nos lê, mas porquê só agora publicam este artigo? Porque não aquando da doação? E a essas questões nós responderemos: porque tudo faz sentido quando é cumprido. E mais do que um agradecimento queremos mostrar o que foi possível graças à generosidade de Allan e Sandy Ropper. Convidamo-vos a seguir o processo de reabilitação de cada uma das nossas Torot, nos artigos que se seguirão, processo esse que estará completo antes de Pessach, o que iremos festejar com dupla celebração.

Quanto a Allan e Sandy Ropper, reforçando o nosso agradecimento, resta-nos despedir com um Até Breve!

Restauro Torot
Ohel Jacob
Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.