Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Shabbat
Visitas Guiadas
Torot

Reabilitação das Torot

  |   Institucional, Judaísmo, Personalidades

A quente tarde de 13 de Junho repousava da folia da Festa de Lisboa, que no dia anterior havia animado toda a cidade, prolongando-se pela extensa madrugada. Allan e Sandy Ropper iniciavam um passeio, que percorreria toda a História da Lisboa Sefardita, as ruas, as memórias e a cultura que ainda hoje vive nas tradições dos Lisboetas. A primeira paragem foi na Sinagoga Ohel Jacob. E ao subir os degraus até ao segundo andar, de um prédio antigo da Lisboa periférica, a expectativa limitava-se à visita de apenas mais uma pequena Sinagoga, entre as sobreviventes da velha Europa.

O que descobriram foi um espaço vivo, repleto de História, imerso na responsabilidade de reforçar o Judaísmo no Portugal contemporâneo. Encontraram uma Comunidade com projectos claros de reabilitação da memória e do espólio, mas, sobretudo, uma Comunidade com uma enorme vontade de continuar a crescer e a acolher todos os Judeus que se identificam com o Judaísmo Progressista no nosso país.

Durante a visita, tivemos o prazer de lhes mostrar o espaço, de falar das nossas estórias individuais, de séculos de cripto-judaísmo, de partilhar as experiências vividas de uma Comunidade em renovação. No decorrer da conversa mostrámos as nossas Torot e falámos da necessidade que tínhamos de reabilitá-las, de as tratar com a dignidade que lhes é merecida. O contacto foi breve, mas Allan e Sandy Ropper deixaram um pouco deles connosco e levaram com eles um pouco de nós, também.

Dias depois, de forma completamente inesperada, receberíamos uma esplêndida doação de Allan e Sandy Ropper, que nos abriu as portas para cumprirmos o projecto tão ambicionado de recuperação de todas as nossas Torot! Não de uma, nem de duas, mas de todas! Ficámos extasiados! E por isso queremos dizer: Muito Obrigado!

Perguntar-nos-ão, quem nos lê, mas porquê só agora publicam este artigo? Porque não aquando da doação? E a essas questões nós responderemos: porque tudo faz sentido quando é cumprido. E mais do que um agradecimento queremos mostrar o que foi possível graças à generosidade de Allan e Sandy Ropper. Convidamo-vos a seguir o processo de reabilitação de cada uma das nossas Torot, nos artigos que se seguirão, processo esse que estará completo antes de Pessach, o que iremos festejar com dupla celebração.

Quanto a Allan e Sandy Ropper, reforçando o nosso agradecimento, resta-nos despedir com um Até Breve!

torot - Reabilitação das Torot
ohel - Reabilitação das Torot
Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.