Manutenção do Judaísmo
Judaísmo - O Nosso Caminho
- LAR, AMBIENTE E EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Por meio do nosso lar é-nos concedido o campo mais importante para a manutenção do judaísmo. Partindo dele, devemos tornar o judaísmo a força criadora da nossa vida, especialmente quando nos está confiada a educação de crianças. A vida conscientemente judaica no lar, com a riqueza das suas tradições, forma o judeu e garante o futuro judaico.
- ESTUDAR A LÍNGUA HEBRAICA E FOMENTAR A CULTURA JUDAICA
Mais um meio essencial para a manutenção do judaísmo consiste no cultivo dos seus valores culturais tão ricos. Para manter a essência judaica da personalidade judia, é indispensável aprender a língua hebraica, adquirir conhecimentos profundos da história e das ideias fundamentais do judaísmo e saber apreciar a arte dos judeus.
- RESPONSABILIDADE PELA COMUNIDADE JUDAICA
Cada judeu deve saber que ele constitui uma parcela da comunidade do seu povo. Isto lhe indica o seu lugar e deveres. Disso resulta a sua obrigação de viver de modo a honrar a sua comunidade, exigindo dele que, onde e quando for necessário, defenda os direitos do seu povo.
- COLABORAÇÃO EM PROL DE ISRAEL
Na Medinat Israel ressurgida, foi-nos proporcionada não somente a concretização do nosso sonho milenar, mas também o readquirir do cenário onde o judaísmo poderá e deverá ser vivido na sua plena integridade.
Cabe, por isso, a cada judeu, colaborar na manutenção e na evolução do Estado de Israel. Exige-se de nós contribuir o máximo possível com a nossa força, o nosso tempo e os nossos bens materiais, em prol de Israel.
- A MITZVÁ DA DOAÇÃO
Somos obrigados a prestar o nosso auxilio material às obras destinadas à manutenção do judaísmo, de sua religião, sua cultura e sua terra, assim como a execução dos nossos deveres fraternais para com pobres, necessitados e boas obras em geral.
Conforme a tradição judaica, devemos reservar para essa finalidade não menos de uma décima parte da nossa renda.