n22 - Mais usos de Lulav: Halel e Hoshanot

Mais usos de Lulav: Halel e Hoshanot

  |   Judaísmo

Existem alguns outros usos do lulav além de agitá-lo. Usa-se o lulav duas vezes durante os serviços de Sukot. Se você ainda não tinha dito a benção sobre o lulav neste dia, é necessário dizê-la antes do halel. As palavras da benção estão em Como Agitar o Lulav?. Depois inicia-se então o halel, os Salmos de agradecimento, Salmos 113-118, que são cantados numa festa judaica.

  1. HALEL (Salmos de agradecimento da festa)

Durante o Halel, precisamente quando se diz os três versos do Salmo 118:1, 2 e 25, o lulav é agitado de uma maneira especial. Pode dizer-se o halel em oração privada; mas diz-se num serviço na congregação, o(a) cantor(a) canta um verso primeiro com a agitação do lulav, depois a congregação repete. Tradicionalmente, cada participante tem um lulav. Nas congregações progressistas existe pelo menos um lulav para cada pessoa, mas durante o Halel só o cantor ou a cantora o usa como representante da congregação. Esta é a maneira como se usa o lulav durante o Halel, durante os versos 1 (HODO…), 2 (YOMAR…) e 25 (ANA…):

2 2 - Mais usos de Lulav: Halel e Hoshanot
3 2 - Mais usos de Lulav: Halel e Hoshanot
4 1 - Mais usos de Lulav: Halel e Hoshanot

Na verdade, não é difícil! Lembre-se que nunca se agita durante o nome de Deus! O resto é exactamente como se agita o lulav normalmente sem palavras: primeiro em frente (para leste), depois no sentido horário, depois para cima, para baixo, agitando durante cada palavra desses versos. Só nunca se agita durante o nome de Deus.

new 5 1 - Mais usos de Lulav: Halel e Hoshanot
  1. HOSHANOT (procissões com o Lulav)

Além disso, existe um outro uso do lulav, mas que só é feito num serviço na congregação e tradicionalmente só durante os dias da semana quando se pode carregar o lulav para a sinagoga. Muitas sinagogas progressistas não têm serviços a cada dia. Este uso liga o lulav – e as benções de Deus – com a Torá.

É feito da maneira seguinte: Primeiro um rolo da Torá é tirado da arca e colocado na bimá. Depois o(a) cantor(a) e a congregação fazem um circuito em torno da bimá e da Torá enquanto carregam os lulavím. Durante esse circuito se canta um piut (poema litúrgico) que tem as palavras “Hosha-na“, quer dizer: “Por favor, ajuda!”. Por isso esses circuitos se chamam “Hoshanot“. Existe um piut diferente para cada dia de sukot. No último dia de Sukot (“Hoshaná Rabá“) fazem-se sete circuitos.

Tradicionalmente, cada um segura um lulav e por isso cada um participa no circuito. É fácil de imaginar que este é um momento muito especial no ano judaico. Muitas congregações no continente só possuem alguns lulavím. Portanto, os lulavím da congregação são partilhados, de modo que durante o serviço tantas pessoas quanto possível possam fazer pelo menos uma mitzvá: agitar o lulav, usá-lo durante o Halel ou carregá-lo durante o circuito.

De acordo com a tradição asquenazita e com a tradição hispano-portuguesa, fazem-se os Hoshanot depois da Amidá Musaf durante a semana de Sukot. (Existem outras tradições que os fazem depois da leitura da Torá [sinagogas reformistas que fazem esse costume, mas não praticam rezas musaf] ou depois do Halel [Chabad].)

annette 1 - Mais usos de Lulav: Halel e Hoshanot
Dr.ª Annette Mirjam Böckler é professora de Liturgia Judaica e Bíblica na Universidade Leo Baeck, em Londres, onde é também Bibliotecária. Escritora e tradutora em matérias Judaicas (sendo a tradutora do Seder haTefillot - o primeiro livro de Orações liberal após o Shoah na Alemanha), tem desenvolvido a tradução da edição alemã dos comentários da Torah de W. Gunther Plaut.


Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Shabbat
Visitas Guiadas