Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Shabbat
Visitas Guiadas
mezuza - Como afixar uma Mezuzá

Como afixar uma Mezuzá

  |   Judaísmo

Fonte da mitzvá:

“Shemá Israel, Deuteronómio 6:9 e 11:20 – E e as escrevereis nos umbrais [mezuzá] da vossa casa e nas vossas portas.

Como afixar:

  1. Junte o pergaminho para que a palavra “shemá” esteja acima.
  2. Coloque o pergaminho na caixa (se o pergaminho estiver protegido por plástico, deixe a proteção em torno do pergaminho).
  3. Leia: Salmo 30.

Colocamos a mezuzá na porta desta casa para cumprir o mandamento do nosso Criador e para nos lembrarmos, a nós e a todos os que entram, que devemos amar o Eterno com todo o nosso coração, toda a nossa alma e todas as nossas forças.

Pedimos a benção de Deus para este lar e para todos os que nele vivem. Que as suas portas estejam abertas para os necessitados e os seus quartos sejam preenchidos com bondade. Que o amor habite dentro dos seus muros, e a alegria brilhe das suas janelas. Que a paz de Deus a proteja e a presença de Deus nunca a deixe.

Leia: Deuteronómio 6:4-9.

  1. Diga a seguinte benção antes de afixar a mezuzá:

Baruch ata Adonai Elohênu mélech haolam, asher kideshanu bemitsvotav vetsivánu licbóa mezuzá.

Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificaste com os Teus mandamentos e nos ordenaste afixar a Mezuzá.

Baruch ata Adonai Elohênu mélech haolam, shehecheiánu vekiiemánu vehiguiánu lazeman hazé.

Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, que nos conservaste em vida, nos amparaste e nos fizeste chegar a este momento especial.

  1. Agora pregue ou coloque mezuzot em todas as suas portas.

Explicações:

  1. מזוזה”Mezuzá” significa literalmente “poste da porta”, “umbral”, mas geralmente é usado para a caixa que contém o pergaminho e que é fixada no umbral.
  2. Uma mezuzá precisa ser fixada em todas as portas da casa, excepto na porta da casa de banho.
  3. A mezuzá é fixada no terço superior do umbral da porta direita (ao entrar), mas não inferior a uma mão do topo.
  4. A mezuzá é colocado diagonalmente. Este é um compromisso, porque os nossos rabinos antigos não podiam concordar sobre como colocar a mezuzá, de forma vertical ou de forma horizontal. Então, toda casa judaica é caracterizada pela vontade de compromisso.
  5. O texto escrito no pergaminho é Deuteronómio 6:4-9 e 11:13-31. É escrito por um sofer ou uma soferet, uma pessoa que também escreve pergaminhos da Torá e os pergaminhos para os tefilin.

3 - Como afixar uma Mezuzá

  1. Duas vezes por ano, o pergaminho na mezuzá deve ser verificado.
  2. Ao mudar de casa – se os novos habitantes são judeus -, deve deixar-se as mezuzot nas portas. Caso contrário, leva-se mezuzot connosco.
  3. O pergaminho na mezuzá é chamado קלף claf.
  4. O pergaminho tem um código estranho na parte traseira. כוזו במוכסז כוזו que significa Adonai Elohénu adonai. שדי significa Shaddai (um nome de Deus) e Shomér Daltot Israel – Protetor das portas de Israel.
1 - Como afixar uma Mezuzá
2 e1517947756589 - Como afixar uma Mezuzá
annette 1 - Como afixar uma Mezuzá
Dr.ª Annette Mirjam Böckler é professora de Liturgia Judaica e Bíblica na Universidade Leo Baeck, em Londres, onde é também Bibliotecária. Escritora e tradutora em matérias Judaicas (sendo a tradutora do Seder haTefillot - o primeiro livro de Orações liberal após o Shoah na Alemanha), tem desenvolvido a tradução da edição alemã dos comentários da Torah de W. Gunther Plaut.