Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Pesquisar em artigos
Pesquisar nas páginas
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Visitas Guiadas

Como afixar uma Mezuzá

  |   Judaísmo

Fonte da mitzvá:

“Shemá Israel, Deuteronómio 6:9 e 11:20 – E e as escrevereis nos umbrais [mezuzá] da vossa casa e nas vossas portas.

 

Como afixar:

  1. Junte o pergaminho para que a palavra “shemá” esteja acima.
  2. Coloque o pergaminho na caixa (se o pergaminho estiver protegido por plástico, deixe a proteção em torno do pergaminho).
  3. Leia: Salmo 30.

Colocamos a mezuzá na porta desta casa para cumprir o mandamento do nosso Criador e para nos lembrarmos, a nós e a todos os que entram, que devemos amar o Eterno com todo o nosso coração, toda a nossa alma e todas as nossas forças.

Pedimos a benção de Deus para este lar e para todos os que nele vivem. Que as suas portas estejam abertas para os necessitados e os seus quartos sejam preenchidos com bondade. Que o amor habite dentro dos seus muros, e a alegria brilhe das suas janelas. Que a paz de Deus a proteja e a presença de Deus nunca a deixe.

Leia: Deuteronómio 6:4-9.

  1. Diga a seguinte benção antes de afixar a mezuzá:

Baruch ata Adonai Elohênu mélech haolam, asher kideshanu bemitsvotav vetsivánu licbóa mezuzá.

Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificaste com os Teus mandamentos e nos ordenaste afixar a Mezuzá.

Baruch ata Adonai Elohênu mélech haolam, shehecheiánu vekiiemánu vehiguiánu lazeman hazé.

Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, que nos conservaste em vida, nos amparaste e nos fizeste chegar a este momento especial.

  1. Agora pregue ou coloque mezuzot em todas as suas portas.

 

Explicações:

  1. מזוזה”Mezuzá” significa literalmente “poste da porta”, “umbral”, mas geralmente é usado para a caixa que contém o pergaminho e que é fixada no umbral.
  2. Uma mezuzá precisa ser fixada em todas as portas da casa, excepto na porta da casa de banho.
  3. A mezuzá é fixada no terço superior do umbral da porta direita (ao entrar), mas não inferior a uma mão do topo.
  4. A mezuzá é colocado diagonalmente. Este é um compromisso, porque os nossos rabinos antigos não podiam concordar sobre como colocar a mezuzá, de forma vertical ou de forma horizontal. Então, toda casa judaica é caracterizada pela vontade de compromisso.
  5. O texto escrito no pergaminho é Deuteronómio 6:4-9 e 11:13-31. É escrito por um sofer ou uma soferet, uma pessoa que também escreve pergaminhos da Torá e os pergaminhos para os tefilin.

 

  1. Duas vezes por ano, o pergaminho na mezuzá deve ser verificado.
  2. Ao mudar de casa – se os novos habitantes são judeus -, deve deixar-se as mezuzot nas portas. Caso contrário, leva-se mezuzot connosco.
  3. O pergaminho na mezuzá é chamado קלף claf.
  4. O pergaminho tem um código estranho na parte traseira. כוזו במוכסז כוזו que significa Adonai Elohénu adonai. שדי significa Shaddai (um nome de Deus) e Shomér Daltot Israel – Protetor das portas de Israel.

 

 

 

 

Annette Boeckler
Dr.ª Annette Mirjam Böckler é professora de Liturgia Judaica e Bíblica na Universidade Leo Baeck, em Londres, onde é também Bibliotecária. Escritora e tradutora em matérias Judaicas (sendo a tradutora do Seder haTefillot - o primeiro livro de Orações liberal após o Shoah na Alemanha), tem desenvolvido a tradução da edição alemã dos comentários da Torah de W. Gunther Plaut.