Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Pesquisar em artigos
Pesquisar nas páginas
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Visitas Guiadas

Claudio Hochman na Ohel Jacob

  |   Eventos, Personalidades

Recordamos o dia 19 de Março deste ano, em que tivemos o privilégio de receber a visita do nosso amigo Claudio Hochman com seus pais, para uma visita à nossa Shull.

Foi na nossa Sala da Memória que, consultando alguns livros que temos escritos em Yiddish, Ary Hochman leu com muita emoção um romance de Leão Tolstoi. Ele e sua esposa, Raquel Lisobikim, são filhos de polacos judeus que emigraram para a Argentina no princípio do Sec. XX. (> Ver O regresso dos sefarditas e a vinda dos askenazis – duas linhas distintas, uma fractura do passado)

Claudio Hochman nasceu em Buenos Aires, em 1958. Autor e director de Teatro em Buenos Aires, detentor de vários prémios na área – que lhe confirmam o reconhecimento do seu talento -, começou a escrever poesia na sua adolescência. Com o tempo, acabou por se dedicar à encenação, pela magia da “possibilidade de colocar a palavra, a emoção, a estética, a música, os corpos em movimento, as luzes e as histórias de vida num espaço.

Apesar da brevidade e simplicidade deste apontamento, registamos a intenção de não esquecer a emoção gravada por tão especial momento.

Ary Hochman e Raquel Lisobikim
Foto e vídeo cortesia de Claudio Hochman
Ohel Jacob
Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.