Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acontecimentos
Actividades
Divulgação
English
Eventos
Festividades
História
Institucional
Judaísmo
Personalidades
Português

Chanukiá em Chanuká

  |   Festividades, Judaísmo, Português

É uma mitsvá usar uma Chanukiá em Chanuká. A Chanukiá é um candelabro para 9 luzes.

 

Originalmente essas luzes eram pequenas lâmpadas de óleo. Qualquer óleo doméstico normal funciona.

 

 

Ainda hoje algumas pessoas usam uma chanukiá de óleo moderna.

 

Mas desde o século XVI as pessoas começaram a usar velas de cera. E hoje em dia são as velas de chanuká o que a maioria das pessoas usa. Um formato comum é o candelabro que lembra o candelabro de sete braços no Templo.

 

O candelabro (em hebraico: menorah) pode ter qualquer forma. Mas o importante é que as oito luzes estejam à mesma altura e que a nona luz seja separada delas ou superior.

 

Algumas pessoas criam a sua própria chanukiá.

 

 

 

A chanukiá deve ser colocada fora ou pelo menos de uma maneira que o público possa vê-la. Mas em tempos de perigo pode ser colocada sobre uma mesa. (Talmud Shabbat 21b-22a).

 

Tornou-se costume colocá-la no parapeito da janela. Mas, claro, neste caso, as luzes precisam ser elevadas mais alto para serem vistas do lado de fora.

 

Acendem-se as velas assim que o céu se torne escuro (ou no primeiro momento possível próximo deste momento), pois a essa hora a maioria das pessoas ainda está acordada e pode vê-las. Mas na verdade, elas podem ser acesas a qualquer momento.

 

 

 

Annette Boeckler

Dr.ª Annette Mirjam Böckler é professora de Liturgia Judaica e Bíblica na Universidade Leo Baeck, em Londres, onde é também Bibliotecária. Escritora e tradutora em matérias Judaicas (sendo a tradutora do Seder haTefillot – o primeiro livro de Orações liberal após o Shoah na Alemanha), tem desenvolvido a tradução da edição alemã dos comentários da Torah de W. Gunther Plaut.