Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Pesquisar em artigos
Pesquisar nas páginas
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades

Dia Internacional da Lembrança do Holocausto

  |   Eventos, Judaísmo

Dia Internacional da Lembrança do Holocausto é um dia memorial internacional pela tragédia do Holocausto ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial. Comemora o genocídio que resultou na morte de cerca de 6 milhões de judeus, 200.000 ciganos, 250.000 pessoas com deficiência mental e física e 9.000 homossexuais pelo regime nazista e seus colaboradores. Foi designado pela resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas a 1 de Novembro de 2005, na 42.ª reunião plenária. A resolução veio após uma sessão especial realizada em Janeiro de 2005, durante a qual a Assembleia Geral das Nações Unidas marcou o 60º aniversário da libertação dos campos de concentração nazistas e o fim do Holocausto.

Em 27 de Janeiro de 1945, Auschwitz-Birkenau, o maior campo nazi de concentração e morte, foi libertado pelo Exército Vermelho.

Este ano, o tema central são os diplomatas que arriscaram as suas vidas para salvar milhares de judeus e refugiados dos campos de extermínio. Diplomatas que, mais tarde, foram reconhecidos pelo Yad Vashem como “Justos Entre as Nações“.

Fontes Embaixada de Israel e Wikipédia
Ohel Jacob
Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.