Dia Internacional da Lembrança do Holocausto
Dia Internacional da Lembrança do Holocausto é um dia memorial internacional pela tragédia do Holocausto ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial. Comemora o genocídio que resultou na morte de cerca de 6 milhões de judeus, 200.000 ciganos, 250.000 pessoas com deficiência mental e física e 9.000 homossexuais pelo regime nazista e seus colaboradores. Foi designado pela resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas a 1 de Novembro de 2005, na 42.ª reunião plenária. A resolução veio após uma sessão especial realizada em Janeiro de 2005, durante a qual a Assembleia Geral das Nações Unidas marcou o 60º aniversário da libertação dos campos de concentração nazistas e o fim do Holocausto.
Em 27 de Janeiro de 1945, Auschwitz-Birkenau, o maior campo nazi de concentração e morte, foi libertado pelo Exército Vermelho.
Este ano, o tema central são os diplomatas que arriscaram as suas vidas para salvar milhares de judeus e refugiados dos campos de extermínio. Diplomatas que, mais tarde, foram reconhecidos pelo Yad Vashem como “Justos Entre as Nações“.