Rosh Hashaná 5780
O Rosh haShana, o ano novo judaico, é diferente das celebrações populares do ano novo, conhecidas em diferentes culturas e religiões ao redor do mundo, pois não é um Carnaval de alegria, como um festival de expectativas para novos começos, festividade e diversão. Rosh Hashaná combina celebração e antecipação para novos começos com ansiedade e tremor diante de Deus, que julga os nossos actos durante o ano passado neste dia. Confiamos que Deus é misericordioso e perdoador, mas também sabemos que Deus pode ver e saber tudo, nada pode ser escondido de Deus.
RoshhaShana tem um carácter misto, é um espelho da nossa existência, onde tudo está misturado. Muito raramente temos momentos de pura alegria ou tristeza, a maioria das nossas vidas vivemos emoções mistas. E assim, Rosh Hashaná é uma representação verdadeira e precisa da vida, sem idealizações nem exageros. Alegria e receio, juntamente celebrando e tremendo.
Em RoshhaShana, Deus julgará-nos de acordo com as nossas acções. É assustador estar perante o do juiz do universo, mas também é optimista, pois somos julgados * apenas * pelas nossas acções. Isso dá-nos controlo e capacidade de influenciar o nosso destino: tudo depende de nós. Não há aleatoriedade nem divindades caprichosas que fazem o que querem. Mas o Justo Juiz misericordioso que não perderá nenhuma boa acção. É nossa responsabilidade fazer o possível para garantir que haja boas acções para prevalecer às nossas deficiências.
Deus não nos julga pelos nossos sentimentos nem pelos nossos pensamentos, mas sim pelas nossas palavras e acções. É natural e humano ter todos os tipos de pensamentos fugazes que não são bons e puros. Muitas vezes, temos sentimentos que nos fazem sentir constrangidos depois. Mas, durante todo o tempo em que não nos rendemos a conversar e a agir de acordo com os nossos pensamentos e sentimentos infelizes, podemos esperar um julgamento favorável. Está tudo nas nossas mãos. Precisamos tentar traduzir o nosso tremor diante do juiz em acções de boa vontade no mundo de Deus.
Que seja da vontade de Deus que mereçamos ser inscritos no Livro da Vida, e no ano que vem aumentemos os nossos méritos por meio de boas acções.