Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acontecimentos
Actividades
Divulgação
English
Eventos
Festividades
História
Institucional
Judaísmo
Personalidades
Português

Rabina | Curso de Conversão

  |   Institucional, Judaísmo, Português

Alona Lisitsa

Nascida em Kiev em 1971, ordenada em Novembro de 2004 e primeira Rabina mulher a fazer parte do Conselho Religioso Mevasseret Zion, em 2012, doutorada pela Universidade de Tel Aviv em Talmude e Textos Antigos, tem sido a Rabina orientadora das conversões na Ohel Jacob a partir de Maio de 2014, desde a sua nomeação como Rabina patrocinada para Espanha e Portugal (EUBD).

“Todas as coisas boas, a maioria delas, nos acontecem por acaso ou pela Divina Providência [hashgaha pratit], como uma surpresa agradável que não estávamos à espera. Assim foi a minha ligação com a Ohel Jacob.

Em Maio de 2011, visitei Lisboa pela primeira vez. Encontrava-me de férias com a minha família e tencionávamos viajar até à cidade do Porto. Como ficámos em Lisboa num dia de Shabbat, procurámos uma sinagoga liberal para o serviço de Kabbalat Shabbat. Foi então que encontrei a Ohel Jacob e assim iniciou a nossa ligação, através de umas férias familiares, durante um serviço de Shabbat casual. 🙂

Desde então, temos mantido contacto graças à tecnologia moderna. Perguntas específicas acerca da prática do Judaísmo ou outras de teor geral sobre teologia, hesitações relacionadas com questões pessoais, dúvidas sobre festividades, discutindo o processo de conversão…

Assim foi como, uma vez mais, em Maio, mas de 2014, dei por mim a administrar o curso de conversão, ajudando os Anussim de Portugal e Espanha a fazerem o seu “retorno”, como Rabina patrocinada para o EUBD na Península Ibérica, e tendo visitado a Ohel Jacob para ministrar a orientação rabínica.

Porque haveria uma rabina que vive e trabalha a tempo inteiro em Israel incomodar-se com estes Anussim? (Não existem voos directos de Tel Aviv para Lisboa, excepto no Verão). Ninguém poderia manter-se indiferente após saber dos 80 anos de história da Ohel Jacob e da determinação dos seus membros em manter a linha de vida Judaica. O seu compromisso é admirável. Um pequeno grupo de pessoas cuidando umas das outras e das tradições Judaicas.

A Ohel Jacob é a única congregação Ashkenazi liberal em Portugal. A sua colecção de rolos da Torah, trazida pelos Judeus Polacos refugiados do regime Nazi, não ficam atrás de qualquer museu histórico. Inclui uma parte do rolo da Torah que sobreviveu à Kristallnacht.

Mas o tesouro mais valioso da Ohel Jacob reside nos seus membros. Pessoas de boa índole, humildes, com muito sentido de humor.”

Rabina Alona Lisitsa

26.07.2016

Consulte o seu Currículo completo AQUI.

Ohel Jacob

Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.