Confiança No Criador e No Seu Mundo
Judaísmo - O Nosso Caminho
- MEDITAÇÃO QUOTIDIANA — REZAR
Temos que aprender, novamente, a enriquecer espiritualmente a nossa vida, tão inquieta e absorvida pela diuturna e irritante luta pela existência. É imprescindível reservarmos algum tempo para que nos dediquemos a nós mesmos e à contemplação da finalidade do nosso ser.
Quando, de dia ou à noite, nos entregamos à oração, esta deve ficar, de início, ao critério de cada um. Então, gradualmente, verificar-se-á, quão proveitosas poderão ser as nossas preces tradicionais, — e como retornará cada um ao tradicional rezar do judeu. Importante é, e de significado principal para a nossa vida, transformar o nosso vagar numa existência baseada na compreensão do plano e da finalidade da nossa vida.
- SANTIFICAÇÃO E CELEBRAÇÃO DE SHABAT, IOMTOV E ACONTECIMENTOS NA VIDA DA FAMÍLIA
As horas festivas nos nossos lares, dedicadas às solenidades da nossa tradição e também aos acontecimentos destacados na nossa vida familiar, proporcionam-nos a alegria, a coragem e a amizade que são os fundamentos da nossa confiança na vida e no mundo. Assim, manifestar-se-á de novo a nós Aquele que criou todo o ser vivo e qual o uso que devemos fazer da nossa vida. Pela santificação de Shabat e dias festivos, devemos dar à nossa vida conteúdo nobre, ritmo elevado e, desta forma, assumir o nosso lugar na corrente tradicional da família judaica.
- LEITURA E ESTUDOS
A compreensão do Plano Divino, do mundo e do que nele se passa, é a fonte de onde haurimos esclarecimento e saber. Para cada um se pode abrir um acesso à percepção do grandioso, do infinito que opera sem cessar na vida dos homens e das nações, no universo. Nos escritos do nosso povo encontramos as respostas eternamente certas às perguntas que o homem, em todos os tempos, fez sobre a essência do seu ser e do mundo, e sobre a missão do Homem neste planeta. A leitura e os estudos nos levarão à compreensão cada vez mais profunda, à admiração e à confiança.
- SINAGOGA
A sinagoga é o lugar que se destina especialmente à prece, à celebração e aos estudos. Nela recebemos e experimentamos aquilo de que necessitamos para a nossa vida e com que queremos enriquecê-la. A sensação da comunhão com os nossos irmãos e irmãs aumenta e fortifica a nossa confiança.
A recordação de nossos entes queridos falecidos e o nosso ingressar na tradição conferem-nos a consciência da nossa responsabilidade e do nosso lugar na sequência eterna das gerações.
Visitando o recinto especialmente consagrado, reconhecemos que, em verdade, o mundo está repleto da glória do Eterno.