Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Shabbat
Visitas Guiadas
rh5780 - Rosh Hashaná 5780

Rosh Hashaná 5780

  |   Festividades, Institucional, Judaísmo

O Rosh haShana, o ano novo judaico, é diferente das celebrações populares do ano novo, conhecidas em diferentes culturas e religiões ao redor do mundo, pois não é um Carnaval de alegria, como um festival de expectativas para novos começos, festividade e diversão. Rosh Hashaná combina celebração e antecipação para novos começos com ansiedade e tremor diante de Deus, que julga os nossos actos durante o ano passado neste dia. Confiamos que Deus é misericordioso e perdoador, mas também sabemos que Deus pode ver e saber tudo, nada pode ser escondido de Deus.

RoshhaShana tem um carácter misto, é um espelho da nossa existência, onde tudo está misturado. Muito raramente temos momentos de pura alegria ou tristeza, a maioria das nossas vidas vivemos emoções mistas. E assim, Rosh Hashaná é uma representação verdadeira e precisa da vida, sem idealizações nem exageros. Alegria e receio, juntamente celebrando e tremendo.

Em RoshhaShana, Deus julgará-nos de acordo com as nossas acções. É assustador estar perante o do juiz do universo, mas também é optimista, pois somos julgados * apenas * pelas nossas acções. Isso dá-nos controlo e capacidade de influenciar o nosso destino: tudo depende de nós. Não há aleatoriedade nem divindades caprichosas que fazem o que querem. Mas o Justo Juiz misericordioso que não perderá nenhuma boa acção. É nossa responsabilidade fazer o possível para garantir que haja boas acções para prevalecer às nossas deficiências.

Deus não nos julga pelos nossos sentimentos nem pelos nossos pensamentos, mas sim pelas nossas palavras e acções. É natural e humano ter todos os tipos de pensamentos fugazes que não são bons e puros. Muitas vezes, temos sentimentos que nos fazem sentir constrangidos depois. Mas, durante todo o tempo em que não nos rendemos a conversar e a agir de acordo com os nossos pensamentos e sentimentos infelizes, podemos esperar um julgamento favorável. Está tudo nas nossas mãos. Precisamos tentar traduzir o nosso tremor diante do juiz em acções de boa vontade no mundo de Deus.

Que seja da vontade de Deus que mereçamos ser inscritos no Livro da Vida, e no ano que vem aumentemos os nossos méritos por meio de boas acções.

alona - Rosh Hashaná 5780
The first female Rabbi in Israel to join a religious council. PhD from the University of Tel Aviv in Talmud and Ancient Texts and sponsored Rabbi for Spain and Portugal (EUBD), also in charge of rabbinic mentoring at the Hebrew Union College, Jerusalem.