Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Shabbat
Visitas Guiadas
header soferet - Rachel Reichhardt, Soferet Stam

Rachel Reichhardt, Soferet Stam

  |   Institucional, Personalidades

Tivemos o privilégio de sermos visitados, no dia 9 de Abril, por Rachel Reichhardt que analisou os nossos Sifrei Torah.

Foi emocionante ouvirmos os comentários que ia fazendo não só sobre o ticum de cada torah, como também sobre todo o significado da forma como algumas letras estão tão laboriosamente desenhadas. A qualidade da pele utilizada também tem as suas histórias.

Uma aula inesperada. Ficámos mais ricos não só com a sua visita como com o saber que nos transmitiu. Prometeu voltar, e quando se despediu disse que se sentia como fazendo parte também da nossa comunidade.

Bem haja!

A Primeira Mulher do Mundo a Receber um Diploma de Escriba

Rachel Reichhardt participou no TEDx e contou sobre a sua trajectória como a primeira mulher no mundo a receber um diploma de escriba. A história é emocionante, não deixe de assistir!

Rachel é formada em comunicação visual na FAAP, São Paulo, e credenciada como soferet stam (escriba de manuscritos sagrados do judaísmo) no Seminário Rabínico Latino Americano de Buenos Aires, Argentina. Estudou caligrafia Judaica no Instituto Pardes em Jerusalém onde escreveu o seu primeiro pergaminho, o “Rolo de Esther”, e estudou também Educação Judaica, no Melton Centre, na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel. Participou no projecto da primeira Torá escrita por mulheres no mundo (www.womenstorah.com), e é a única mulher neste ofício na América Latina. Trabalhou 15 anos na Congregação Judaica do Brasil, junto ao rabino Nilton Bonder, leccionando Judaísmo e coordenando grupo de estudos para mulheres. Em são Paulo, trabalha na Comunidade Shalom coordenando o departamento de ensino de jovens e lecciona cursos de Torah para adultos, mística Judaica e mussar (ética).   [fonte www.shalom.org.br]

Ver Vídeo

soferet8 - Rachel Reichhardt, Soferet Stam
soferet4 - Rachel Reichhardt, Soferet Stam
soferet7 - Rachel Reichhardt, Soferet Stam
soferet3 - Rachel Reichhardt, Soferet Stam
soferet6 - Rachel Reichhardt, Soferet Stam
soferet2 - Rachel Reichhardt, Soferet Stam
soferet5 - Rachel Reichhardt, Soferet Stam
soferet1 - Rachel Reichhardt, Soferet Stam
ohel - Rachel Reichhardt, Soferet Stam
Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.