Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Shabbat
Visitas Guiadas
featured4 - Ohel Jacob na Escola Secundária de Miraflores

Ohel Jacob na Escola Secundária de Miraflores

  |   Eventos, Institucional

A sinagoga Ohel Jacob foi convidada para fazer parte de um evento sobre diferentes religiões na Escola Secundária de Miraflores, em Lisboa, no dia 15 de Maio de 2017.

Dois dos nossos membros,  Ana Scherer e Rachel Yeshurun, falaram por 30 minutos durante os quais aproveitaram para dar uma breve visão sobre o Judaísmo, crenças, rituais, o Shoá, e um pouco da história dos Judeus em Portugal. Depois da palestra houve um momento para perguntas onde os estudantes tiveram a oportunidade de tirar as suas dúvidas.

Os alunos e a Direcção da escola mostraram-se muito satisfeitos com os novos conhecimentos adquiridos.

Como Judeus progressistas e inclusivos, consideramos estas actividades nas escolas e noutros sítios muito importantes para a nossa sociedade, tendo em vista a sua homogeneidade no que diz respeito a religião. Em Portugal, onde a Igreja Católica ainda predomina, há que recordar que o Judaísmo foi uma parte relevante da história de Portugal e merece ter o seu lugar ao sol neste país. Temos muito orgulho de nos posicionarmos à frente desse movimento de esclarecimento na nossa comunidade.

Sentimos que é muito importante educar sobre o Judaísmo e sobre quem somos enquanto Judeus progressistas. O preconceito e o medo começam com a ignorância e a falta de conhecimento sobre o outro.  Nós estamos determinados a fazer o que estiver ao nosso alcance para que a luz do conhecimento brilhe cada vez mais forte aqui em Portugal.

visita escola - Ohel Jacob na Escola Secundária de Miraflores
Ana Scherer falando sobre Judaísmo

Ohel Jacob na Escola Secundária de Miraflores
ohel - Ohel Jacob na Escola Secundária de Miraflores
Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.