Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Shabbat
Visitas Guiadas
n38 - Chanukiá em Chanuká

Chanukiá em Chanuká

  |   Festividades, Judaísmo

É uma mitsvá usar uma Chanukiá em Chanuká. A Chanukiá é um candelabro para 9 luzes.

Originalmente essas luzes eram pequenas lâmpadas de óleo. Qualquer óleo doméstico normal funciona.

chan4 - Chanukiá em Chanuká

Ainda hoje algumas pessoas usam uma chanukiá de óleo moderna.

chan1 - Chanukiá em Chanuká

Mas desde o século XVI as pessoas começaram a usar velas de cera. E hoje em dia são as velas de chanuká o que a maioria das pessoas usa. Um formato comum é o candelabro que lembra o candelabro de sete braços no Templo.chan2 - Chanukiá em Chanuká

O candelabro (em hebraico: menorah) pode ter qualquer forma. Mas o importante é que as oito luzes estejam à mesma altura e que a nona luz seja separada delas ou superior.

chan3 - Chanukiá em Chanuká

Algumas pessoas criam a sua própria chanukiá.

chan6 - Chanukiá em Chanuká

A chanukiá deve ser colocada fora ou pelo menos de uma maneira que o público possa vê-la. Mas em tempos de perigo pode ser colocada sobre uma mesa. (Talmud Shabbat 21b-22a).

Tornou-se costume colocá-la no parapeito da janela. Mas, claro, neste caso, as luzes precisam ser elevadas mais alto para serem vistas do lado de fora.

Acendem-se as velas assim que o céu se torne escuro (ou no primeiro momento possível próximo deste momento), pois a essa hora a maioria das pessoas ainda está acordada e pode vê-las. Mas na verdade, elas podem ser acesas a qualquer momento.

chan5 - Chanukiá em Chanuká

annette 1 - Chanukiá em Chanuká
Dr.ª Annette Mirjam Böckler é professora de Liturgia Judaica e Bíblica na Universidade Leo Baeck, em Londres, onde é também Bibliotecária. Escritora e tradutora em matérias Judaicas (sendo a tradutora do Seder haTefillot - o primeiro livro de Orações liberal após o Shoah na Alemanha), tem desenvolvido a tradução da edição alemã dos comentários da Torah de W. Gunther Plaut.