Chanukiá em Chanuká

  |   Português, Judaísmo, Festividades

É uma mitsvá usar uma Chanukiá em Chanuká. A Chanukiá é um candelabro para 9 luzes.

 

Originalmente essas luzes eram pequenas lâmpadas de óleo. Qualquer óleo doméstico normal funciona.

 

 

Ainda hoje algumas pessoas usam uma chanukiá de óleo moderna.

 

Mas desde o século XVI as pessoas começaram a usar velas de cera. E hoje em dia são as velas de chanuká o que a maioria das pessoas usa. Um formato comum é o candelabro que lembra o candelabro de sete braços no Templo.

 

O candelabro (em hebraico: menorah) pode ter qualquer forma. Mas o importante é que as oito luzes estejam à mesma altura e que a nona luz seja separada delas ou superior.

 

Algumas pessoas criam a sua própria chanukiá.

 

 

 

A chanukiá deve ser colocada fora ou pelo menos de uma maneira que o público possa vê-la. Mas em tempos de perigo pode ser colocada sobre uma mesa. (Talmud Shabbat 21b-22a).

 

Tornou-se costume colocá-la no parapeito da janela. Mas, claro, neste caso, as luzes precisam ser elevadas mais alto para serem vistas do lado de fora.

 

Acendem-se as velas assim que o céu se torne escuro (ou no primeiro momento possível próximo deste momento), pois a essa hora a maioria das pessoas ainda está acordada e pode vê-las. Mas na verdade, elas podem ser acesas a qualquer momento.

 

 

 

Annette Boeckler
Dr.ª Annette Mirjam Böckler é professora de Liturgia Judaica e Bíblica na Universidade Leo Baeck, em Londres, onde é também Bibliotecária. Escritora e tradutora em matérias Judaicas (sendo a tradutora do Seder haTefillot - o primeiro livro de Orações liberal após o Shoah na Alemanha), tem desenvolvido a tradução da edição alemã dos comentários da Torah de W. Gunther Plaut.