Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Shabbat
Visitas Guiadas
n33 - Claudio Hochman na Ohel Jacob

Claudio Hochman na Ohel Jacob

  |   Eventos, Personalidades

Recordamos o dia 19 de Março deste ano, em que tivemos o privilégio de receber a visita do nosso amigo Claudio Hochman com seus pais, para uma visita à nossa Shull.

Foi na nossa Sala da Memória que, consultando alguns livros que temos escritos em Yiddish, Ary Hochman leu com muita emoção um romance de Leão Tolstoi. Ele e sua esposa, Raquel Lisobikim, são filhos de polacos judeus que emigraram para a Argentina no princípio do Sec. XX. (> Ver O regresso dos sefarditas e a vinda dos askenazis – duas linhas distintas, uma fractura do passado)

Claudio Hochman nasceu em Buenos Aires, em 1958. Autor e director de Teatro em Buenos Aires, detentor de vários prémios na área – que lhe confirmam o reconhecimento do seu talento -, começou a escrever poesia na sua adolescência. Com o tempo, acabou por se dedicar à encenação, pela magia da “possibilidade de colocar a palavra, a emoção, a estética, a música, os corpos em movimento, as luzes e as histórias de vida num espaço.

Apesar da brevidade e simplicidade deste apontamento, registamos a intenção de não esquecer a emoção gravada por tão especial momento.

20160319 115637 1 001 - Claudio Hochman na Ohel Jacob
Ary Hochman e Raquel Lisobikim
Foto e vídeo cortesia de Claudio Hochman
ohel - Claudio Hochman na Ohel Jacob
Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.