Generic selectors
Pesquisa exacta
Pesquisar em título
Pesquisar em conteúdo
Filtrar por Categorias
Eventos
Festividades
Institucional
Judaísmo
Ligações
Personalidades
Shabbat
Visitas Guiadas
yom hashoah - יום השואה Yom HaShoah - Dia da Memória do Holocausto

יום השואה Yom HaShoah – Dia da Memória do Holocausto

  |   Judaísmo

Yom HaShoah ou “Dia da Memória do Holocausto”, ocorre no dia 27 de Nissan no calendário hebraico. Este dia é lembrado anualmente como dia de recordação das vítimas do Holocausto, sendo assinalado em Is­rael e nas Comunidades Judaicas no mundo. Às 10:00 horas de Yom HaShoah, as sirenes aéreas soam por dois minutos. Os veículos de transporte públicos param por este período e as pessoas permanecem em silêncio. Paralelamente, o Dia Internacional em Memória das Víti­mas do Holocausto estabelecido por acção da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de Dezembro de 2005, é cel­ebrado anualmente a 27 de Janeiro.

Originalmente, a data proposta para esta comemoração foi o dia 15 de Nissan, aniversário da revolta do gueto de Varsóvia (19 de Abril de 1943), mas esta proposta foi rejeitada devido ao fato de coincidir com o primeiro dia de Pessach. O dia 27 foi escolhido por ser oito dias antes da comemoração de Yom Ha’atzma’ut, ou Dia da Independência de Israel. O Yom HaShoá foi estabelecido em 1959 como lei em Israel e aprovado por David Ben-Gurion e Yitzhak Ben-Zvi.

Fontes Embaixada de Israel e Wikipédia
ohel - יום השואה Yom HaShoah - Dia da Memória do Holocausto
Sinagoga de rito Progressista, única askenazi em Portugal, fundada em 1934. Membro Afiliado da EUPJ/WUPJ (European Union Of Progressive Judaism / World Union Of Progressive Judaism) desde Abril de 2016.